Quais são os alimentos permitidos e proibidos após a cirurgia bariátrica?
A Cirurgia Bariátrica atua na diminuição da capacidade de volume do estômago, na redução da absorção de alimentos e, em alguns casos, combina as duas abordagens para obter os resultados necessários.
Essa cirurgia traz mudanças bruscas no corpo e na rotina do paciente. Por isso, velhos hábitos devem ser abandonados e novos adquiridos, como a dieta pós-bariátrica. Ela passa por etapas que começam com uma dieta líquida, pastosa e, finalmente, retorno à alimentação sólida.
A dieta desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente e na prevenção de complicações, além de gerar impactos positivos a médio e longo prazo nos resultados da cirurgia. Saiba mais sobre a alimentação após a cirurgia bariátrica!
Dieta líquida
A dieta líquida é o primeiro tipo de alimentação após a cirurgia, que em sua primeira fase pode durar entre 24 a 48 horas pós-operatório. Na primeira fase, conhecida como dieta líquida restrita, as porções são pequenas, entre 15 a 30 ml.
Os líquidos oferecidos ao paciente nas primeiras horas são:
- Água.
- Caldos naturais, como de peixe, legumes, carne e frango.
- Chás.
- Sucos naturais não ácidos.
Segunda etapa da dieta líquida
Após a primeira fase, vem a segunda etapa, que permite a inclusão de alguns alimentos adicionais. O paciente pode consumir até 15 pequenas porções diárias. Os alimentos adicionados nessa fase são:
- Caldo de feijão ou lentilha.
- Gelatina diet.
- Iogurte natural batido com frutas.
- Isotônico.
- Leite desnatado.
- Sopas ralas.
- Vitaminas, que devem estar bem líquidas e ralas.
Todos esses alimentos devem estar bem triturados, e alguns podem até precisar ser coados antes da ingestão.
Dieta pastosa
A dieta pastosa é introduzida nas primeiras semanas após a cirurgia bariátrica, geralmente por volta da 4ª semana pós-cirúrgica. Nessa fase, o paciente ainda inclui algumas porções da dieta líquida, mas pode começar a consumir também alimentos pastosos, como:
- Arroz batido ou em forma de papa.
- Carnes desfiadas, moídas ou processadas.
- Feijão batido e sem casca.
- Frutas batidas sem casca, fibras ou sementes.
- Gelatina diet e sobremesas dietéticas.
- Grão-de-bico e lentilha batidos e sem casca.
- Macarrão.
- Pão leve e macio.
- Purê de batata, abóbora, batata-doce e couve-flor, sem cascas ou fibras.
- Sopas de carne e sopas de vegetais processados.
Dieta pós-bariátrica: 45 dias
Na terceira fase, introduzem-se gradualmente alimentos leves ao cardápio. Neste período, o paciente deve observar como cada alimento afeta seu organismo e adaptar a dieta com orientação profissional.
A dieta agora inclui carnes leves e vegetais cozidos. Um teste simples ajuda a decidir se um alimento é adequado: se pode ser facilmente amassado ou partido com garfo, pode ser consumido. Opções como batata, cenoura, banana, abacate, frango e peixe estão disponíveis, seguindo o cronograma definido pelo nutricionista.
Dieta pós-bariátrica: 60 dias
Após 60 dias da cirurgia bariátrica, a reintrodução de alimentos sólidos é permitida, mas a recuperação completa e a estabilização do peso podem levar até 24 meses. Alguns cuidados ainda são necessários:
- Introduza um novo alimento de cada vez para evitar desconforto gastrointestinal.
- Mantenha a regra de ingerir líquidos pelo menos 30 minutos após as refeições.
- Faça refeições lentas e mastigue bem os alimentos.
- Priorize opções saudáveis, como frutas, vegetais, carnes magras e legumes, para manter a saúde e alcançar os objetivos de perda de peso.
Alimentos proibidos
Alguns alimentos são proibidos na alimentação pós-cirúrgica, como:
- Alimentos fritos.
- Água com gás.
- Alimentos ricos em açúcares, inclusive carboidratos.
- Bebidas alcoólicas.
- Café.
- Molhos industrializados.
- Refrigerantes.
- Temperos industrializados.
Se você está buscando cuidados médicos especializados em problemas digestivos ou Cirurgia Bariátrica e Metabólica, não hesite em agendar uma consulta com o Dr. Marcos Tadeu Rosário, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO). Clique aqui e marque agora seu horário!
Leia também:
Quais são os benefícios da Cirurgia Bariátrica?