Como escolher o melhor especialista em bypass gástrico?
A Cirurgia Bariátrica por Bypass limita consideravelmente a capacidade do estômago do paciente para combater a obesidade.
Essa técnica, que é conhecida também como Derivação Gástrica em Y de Roux (RYGB), envolve a redução de parte do estômago, criando uma pequena bolsa na parte superior que limita a quantidade de alimentos ingeridos.
O bypass gástrico é o método mais adotado em todo o mundo, e corresponde a cerca de 80% das cirurgias bariátricas, segundo a American Society for Metabolic & Bariatric Surgery. Essa preferência se deve aos resultados positivos alcançados e à melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Como é feito o bypass gástrico?
Esse procedimento envolve o grampeamento de parte do estômago, reduzindo o espaço para alimentos, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento da produção de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. O paciente submetido à cirurgia perde de 70% a 80% do excesso de peso.
O bypass gástrico pode ser realizado de duas maneiras: por videolaparoscopia (uma técnica minimamente invasiva) ou por cirurgia aberta (uma técnica mais tradicional). A escolha do método depende da avaliação médica de cada paciente.
A videolaparoscopia implica na realização de quatro a seis pequenas incisões no abdômen do paciente. Através dessas incisões, uma microcâmera e os instrumentos cirúrgicos são inseridos para a realização da intervenção. O procedimento costuma ter uma duração de cerca de 2 horas.
A combinação de menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é responsável pelo emagrecimento, além de ajudar a controlar o diabetes e outras condições, como a hipertensão arterial.
Quando o bypass gástrico é indicado?
Assim como os demais tipos de cirurgia bariátrica, o bypass gástrico é indicado para casos de obesidade em que foi identificada a intratabilidade do indivíduo por meio de outras metodologias — como reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e uso de medicamentos.
Em geral, é preciso que a pessoa tenha condições clínicas e psicológicas de se submeter à intervenção e preencha os seguintes requisitos:
- Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais, equivalente a obesidade grau 3 ou obesidade mórbida;
- IMC entre 35 e 40 (obesidade grau 2), com comorbidades como hipertensão, diabetes ou esteatose hepática.
Dicas para escolher o melhor especialista em bypass gástrico
Verifique as credenciais
Para garantir que está sendo atendido por um especialista em cirurgia bariátrica por bypass, verifique se o cirurgião possui certificações relevantes. Certifique-se de que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM); e confira se não há registros de problemas em instituições como o Conselho Regional de Medicina e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Procure certificações de qualidade em cirurgia bariátrica nacional e internacional.
Prefira profissionais que trabalham em equipe
Escolher um cirurgião bariátrico que atue em equipe é fundamental para garantir um atendimento completo antes e após a cirurgia. Observe como o cirurgião colabora com uma equipe multidisciplinar, que inclui nutricionista e psicólogo.
Pesquise a avaliação de outros pacientes
Considere a opinião de outros pacientes que passaram pela cirurgia com o profissional em questão. Busque avaliações em redes sociais, comentários em blogs da clínica ou do médico, levando em consideração experiências autênticas. Esteja ciente de que algumas avaliações podem ser influenciadas por fatores externos.
Avalie as condições do consultório ou clínica
As condições do ambiente de atendimento são essenciais. Certifique-se de que o consultório ou clínica ofereça um ambiente higiênico, com climatização adequada e uma estrutura moderna. Ao perguntar sobre o hospital onde a cirurgia será realizada, assegure-se que ele disponha de todas as instalações necessárias, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bem equipada e a capacidade de realizar exames laboratoriais de forma eficiente.
Escolher cuidadosamente um cirurgião bariátrico especializado em bypass é crucial para uma cirurgia bem-sucedida e recuperação segura.
O Dr. Marcos Tadeu Rosário é especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO). Marque sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável.
Leia também:
Quais são os Benefícios do Bypass Gástrico para a saúde?