Como é a recuperação da gastrectomia vertical?

A gastrectomia é a cirurgia de retirada do estômago, que pode ser conduzida conforme a necessidade do paciente e, principalmente, do problema que será tratado.

Uma das variações desse procedimento é a gastrectomia vertical, conhecida também como sleeve gástrico, que é indicado para o tratamento da obesidade. A cirurgia é realizada em um centro cirúrgico sob anestesia geral, com duração de cerca de 1 hora. Após a cirurgia, é comum que o paciente permaneça internado no hospital por 1 dia. 

Esse método cirúrgico é executado, geralmente, por videolaparoscopia, que envolve pequenas incisões na região abdominal, para a inserção dos instrumentos necessários.

Durante a cirurgia, é removida aproximadamente 70 a 80 % do estômago do paciente. A porção restante é grampeada para permitir a cicatrização adequada.

O pré-operatório

O especialista em cirurgia bariátrica solicita diversos exames de rotina, como hemograma, coagulograma, endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames cardíacos, para verificar o estado de saúde geral do paciente. É necessário agendar consultas com os profissionais obrigatórios, que incluem endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

Como é o pós-operatório de gastrectomia vertical?

O pós-operatório de qualquer cirurgia bariátrica, independentemente do tipo, geralmente envolve os mesmos cuidados essenciais:

  • Acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, inclusive monitoramento nutricional.
  • Uso de suplementos vitamínicos para compensar possíveis deficiências nutricionais.
  • Necessidade de aderir a uma dieta específica com restrição na ingestão de líquidos e tipos de alimentos (dieta líquida, pastosa e sólida).
  • O retorno às atividades leves geralmente é possível após 15 dias, enquanto atividades mais intensas podem ser retomadas somente após 60 dias.
  • É importante observar que a recuperação completa de uma cirurgia bariátrica pode variar, geralmente levando de seis meses a um ano.

Durante o período de recuperação, é fundamental que o paciente siga estritamente a dieta pós-bariátrica, que restringe a quantidade e o tipo de alimentos ingeridos. O não cumprimento dessas orientações pode resultar em complicações imediatas após o procedimento cirúrgico.

Além disso, é importante ressaltar que o reganho de peso depois de uma cirurgia bariátrica é uma possibilidade a longo prazo, caso o paciente não siga as recomendações médicas e não realize acompanhamento regular.

Inicialmente, o acompanhamento médico é mensal, passando a ser realizado a cada 3 meses, com o propósito de monitorar, realizar exames e, se necessário, repor vitaminas.

É fundamental seguir um acompanhamento nutricional e se adaptar a uma nova dieta e estilo de vida, com prática regular de exercícios físicos.

Em alguns casos, é recomendado o acompanhamento psicológico ou grupos de apoio para ajudar a lidar com as mudanças emocionais e comportamentais associadas à perda de peso e à cirurgia.

Possíveis riscos

A cirurgia de sleeve gástrico pode ocasionar sintomas como náuseas, vômitos e azia. No entanto, as complicações mais graves dessa cirurgia podem incluir o desenvolvimento de uma fístula, que é uma conexão anormal entre o estômago e a cavidade abdominal, aumentando o risco de infecções. Em situações assim, uma nova intervenção cirúrgica pode ser necessária.


Se você está considerando a cirurgia de sleeve gástrico ou precisa de orientação sobre cirurgia bariátrica, agende uma consulta com o Dr. Marcos Tadeu Rosário, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).

Leia também:

Cirurgia do Aparelho Digestivo: Tudo o que Você Precisa Saber


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.